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8 de setembro de 2009

Manual de Jornalismo do Globo.com

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Com o número cada vez maior de mídias acessíveis e a extinção da exigência de diploma para se exercer a profissão de jornalista, surge a necessidade de uma orientação para o cidadão comum que intenciona publicar notícias em seu site, blog ou coisa que o valha. Observando um dos maiores portais de notícias da internet brasileira, o Globo.com através dos seus sites G1, Ego, GloboEsporte e outros, podemos observar alguns padrões de jornalismo que garantirão o sucesso de qualquer um que desejar investir nessa empreitada. Seguem abaixo dicas valiosas, com exemplos, extraídas deste grande veículo de comunicação:

Programe-se para com certa frequência publicar algumas "Notícias Prontas". Utilize os modelos abaixo bastando apenas substituir as palavra em colchete e pronto.

NOTÍCIA PRONTA #1


Exemplos:

Jesus Luz ataca de DJ em festa paulista

Fani ataca de DJ em inauguração de loja em Ipanema, no Rio

Flávio ataca de DJ em boate gay carioca


Bônus: Confira outros inúmeros exemplos


NOTÍCIA PRONTA #2


Exemplos:

Evandro Mesquita é flagrado com coelhinha na praia

Elba Ramalho é flagrada aos beijos com o namorado

Will.I.Am é flagrado cuspindo na rua

Príncipe Harry é flagrado saindo do trono

Filho de Victoria e David Beckham é flagrado limpando o salão


NOTÍCIA PRONTA #3 

(*não necessariamente nessa ordem)

Exemplos:

Imagens de Angelina Jolie nua em filme censurado caem na rede

Caem na rede fotos sensuais de Fani Pacheco antes da fama

Fotos de Marcia Cross nua caem na internet

Cai na rede vídeo da cantora Vanusa errando a letra do Hino Nacional

Aliás, sempre que quiser dizer que alguma coisa está fazendo sucesso na web, utilize sem pudor a expressão "caem na internet"


DICAS VALIOSAS:

Nas chamadas da notícia utilize palavras escrotas que ninguém mais usa como: prole, affair e bodas.

Prole de Márcio Garcia se diverte em barco durante evento em São Paulo

Quantas babás são necessárias para cuidar da prole Jolie-Pitt?

Acompanhada do affair e de amigos, Cláudia Jimenez janta no Leblon

Cleo Pires vai a restaurante com novo affair no Rio

Wanessa Camargo comemora bodas no quarto


Lembre-se: Quanto mais IRRELEVANTE for a notícia, melhor.

Emanuelle Araújo atravessa a rua concentrada

Carolina Dieckmann escolhe esmaltes no Leblon

Joana Prado sai para passear com a caçula Kyara

Hummm. Sheron Menezes saboreia milho em Ipanema


Colabore publicando fotos de quem é clicado pelos paparazzi, eles também precisam levar o leitinho das crianças pra casa:

Lindsay Lohan é clicada com pés imundos em loja

Jennifer Aniston é clicada com objeto entre as pernas em gravação

Bruno Gagliasso é clicado de sunga na varanda da academia


Utilizei alguns poucos exemplos para ilustrar os itens do manual, mas em uma simples busca no Globo.com você poderá constatar diversos outros exemplos parecidos com os listados acima.

Lembre-se: sempre dispense os revisores. Publique a notícia na pressa, sem reler. O importante é dar o furo (ui!) antes que alguém o faça. Seguindo essas dicas você já poderá se considerar um jornalista.

9 comentários:

Claudia!!! disse...

Isso se aplica somente a web? ou costa algo assim também no livro do Boner??? ( just asking)

Renata Victal disse...

ADOREI !!!! Sensacional sua observação. mas vamos combinar, não é só a Globo.com que usa este manual. Praticamente todos os sites de celebridades e afins (BBB).

Anônimo disse...

Falou e disse...

Muito bem observado, certo que é a regra geral de muitos portais, mas o Globo.com exagera...

susana disse...

o ego É um site de celebridades. publicar notícias irrelevantes faz parte. falar que falta criatividade em alguns títulos, ok. mas exigir profundidade da notícia, é ridículo.

pelo que se publica no seu blog, vc deve ser uma pessoa com bastante tempo livre...

Maite Lemos disse...

Oi Leonardo,

Pior é que quem faz esse tipo de coisa tem diploma.
Mas as mídias sociais estão aí pra subverter toda a ordem dessa bagaça.
Se vai melhorar ou não, eu não sei.
Mas que ta virando de perna pro ar, ah! ta.
Prova disso é a restrição ao uso de redes sociais imposta por grandes veículos.

Adorei o blog.
Já ta linkado lá no Penso em Tudo.

http://pensoemtudo.blogspot.com/

Luiz Marcondes disse...

Excelente análise! O negócio agora é ampliá-la para todas as seções do jornalismo da Globo, não apenas o Ego. Vamos dissecar as fórmulas e rir muito!

abraços,
Luiz.

Viviane Pereira disse...

Boa sacada!
O importante é o furo. Pode abrir a sessão Via Twitter tb! hahahaha

Anônimo disse...

isso não é o manual globo.com de jornalismo, é o manual EGO de jornalismo.

não confundir, meu caro.

soh doidao disse...

Claudia!!! disse...
Isso se aplica somente a web? ou costa algo assim também no livro do Boner??? ( just asking)




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