Com o número cada vez maior de mídias acessíveis e a extinção da exigência de diploma para se exercer a profissão de jornalista, surge a necessidade de uma orientação para o cidadão comum que intenciona publicar notícias em seu site, blog ou coisa que o valha. Observando um dos maiores portais de notícias da internet brasileira, o Globo.com através dos seus sites G1, Ego, GloboEsporte e outros, podemos observar alguns padrões de jornalismo que garantirão o sucesso de qualquer um que desejar investir nessa empreitada. Seguem abaixo dicas valiosas, com exemplos, extraídas deste grande veículo de comunicação:
Programe-se para com certa frequência publicar algumas "Notícias Prontas". Utilize os modelos abaixo bastando apenas substituir as palavra em colchete e pronto.
Jesus Luz ataca de DJ em festa paulista
Fani ataca de DJ em inauguração de loja em Ipanema, no Rio
Flávio ataca de DJ em boate gay carioca
Bônus: Confira outros inúmeros exemplos
Exemplos:
Evandro Mesquita é flagrado com coelhinha na praia
Elba Ramalho é flagrada aos beijos com o namorado
Will.I.Am é flagrado cuspindo na rua
Príncipe Harry é flagrado saindo do trono
Filho de Victoria e David Beckham é flagrado limpando o salão
(*não necessariamente nessa ordem)
Exemplos:
Imagens de Angelina Jolie nua em filme censurado caem na rede
Caem na rede fotos sensuais de Fani Pacheco antes da fama
Fotos de Marcia Cross nua caem na internet
Cai na rede vídeo da cantora Vanusa errando a letra do Hino Nacional
Aliás, sempre que quiser dizer que alguma coisa está fazendo sucesso na web, utilize sem pudor a expressão "caem na internet"
Nas chamadas da notícia utilize palavras escrotas que ninguém mais usa como: prole, affair e bodas.
Prole de Márcio Garcia se diverte em barco durante evento em São Paulo
Quantas babás são necessárias para cuidar da prole Jolie-Pitt?
Acompanhada do affair e de amigos, Cláudia Jimenez janta no Leblon
Cleo Pires vai a restaurante com novo affair no Rio
Wanessa Camargo comemora bodas no quarto
Lembre-se: Quanto mais IRRELEVANTE for a notícia, melhor.
Emanuelle Araújo atravessa a rua concentrada
Carolina Dieckmann escolhe esmaltes no Leblon
Joana Prado sai para passear com a caçula Kyara
Hummm. Sheron Menezes saboreia milho em Ipanema
Colabore publicando fotos de quem é clicado pelos paparazzi, eles também precisam levar o leitinho das crianças pra casa:
Lindsay Lohan é clicada com pés imundos em loja
Jennifer Aniston é clicada com objeto entre as pernas em gravação
Bruno Gagliasso é clicado de sunga na varanda da academia
Utilizei alguns poucos exemplos para ilustrar os itens do manual, mas em uma simples busca no Globo.com você poderá constatar diversos outros exemplos parecidos com os listados acima.
Lembre-se: sempre dispense os revisores. Publique a notícia na pressa, sem reler. O importante é dar o furo (ui!) antes que alguém o faça. Seguindo essas dicas você já poderá se considerar um jornalista.
9 comentários:
Isso se aplica somente a web? ou costa algo assim também no livro do Boner??? ( just asking)
ADOREI !!!! Sensacional sua observação. mas vamos combinar, não é só a Globo.com que usa este manual. Praticamente todos os sites de celebridades e afins (BBB).
Falou e disse...
Muito bem observado, certo que é a regra geral de muitos portais, mas o Globo.com exagera...
o ego É um site de celebridades. publicar notícias irrelevantes faz parte. falar que falta criatividade em alguns títulos, ok. mas exigir profundidade da notícia, é ridículo.
pelo que se publica no seu blog, vc deve ser uma pessoa com bastante tempo livre...
Oi Leonardo,
Pior é que quem faz esse tipo de coisa tem diploma.
Mas as mídias sociais estão aí pra subverter toda a ordem dessa bagaça.
Se vai melhorar ou não, eu não sei.
Mas que ta virando de perna pro ar, ah! ta.
Prova disso é a restrição ao uso de redes sociais imposta por grandes veículos.
Adorei o blog.
Já ta linkado lá no Penso em Tudo.
http://pensoemtudo.blogspot.com/
Excelente análise! O negócio agora é ampliá-la para todas as seções do jornalismo da Globo, não apenas o Ego. Vamos dissecar as fórmulas e rir muito!
abraços,
Luiz.
Boa sacada!
O importante é o furo. Pode abrir a sessão Via Twitter tb! hahahaha
isso não é o manual globo.com de jornalismo, é o manual EGO de jornalismo.
não confundir, meu caro.
Claudia!!! disse...
Isso se aplica somente a web? ou costa algo assim também no livro do Boner??? ( just asking)
GENTE
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