| Assine o Feed via RSS

29 de setembro de 2009

O Yahoo! Respostas e a malandragem

| |

São muitas as maravilhas que a modernidade nos trouxe através da Internet. O Yahoo! Respostas é uma delas...será?

As vezes bate um certo saudosismo da época em que só existia a TV e a enciclopédia Barsa para tirar nossas dúvidas. Obviamente muita coisa ficava sem resposta e a solução ficava por conta da fértil e criativa imaginação das crianças e adolescentes da década de 80.

A facilidade com que a santíssima trindade da preguiça - Google, Wikipédia e Yahoo! Respostas - traz solução para os mais variados tipos de dúvidas talvez seja um começo de explicação para a burrice e falta de criatividade que imperam neste princípio de século.

A vagabundagem já está tão institucionalizada que no próprio Yahoo! Respostas sob a seção “Educação e Referência” existe a subseção “Ajuda com a lição de casa”. Lá podemos encontrar alunos desesperados em busca de socorro, veja os exemplos abaixo:



Ou então:



São milhares de perguntas neste nível ou piores. A cara de pau é tanta que é capaz dessa garotada colocar nos trabalhos escolares o Yahoo! Respostas como fonte bibliográfica consultada sem o menor constrangimento. E a coisa não fica só nos níveis fundamental e médio não, nível Superior e Pós-graduação também têm suas seções específicas.

E o Yahoo! Respostas não se resume somente às questões acadêmicas. Ele é a solução definitiva para todas as questões da vida humana. Uma espécie de Oráculo de Delfos da modernidade onde qualquer um pode expor suas questões e anseios mais íntimos poupando aquela grana que se gastaria indo a um psicólogo, advogado, pai-de-santo ou coisa que valha. Veja o exemplo:



O fato do Yahoo! Respostas ser tão popular no Brasil talvez se explique pela combinação entre inclusão digital massiva e a infame "malandragem do brasileiro". Pra que o sujeito vai perder tempo estudando ou pesquisando se tudo pode ser facilmente respondido pela internet? Pra que gastar massa cinzenta? E no mais ainda sobra um tempinho pra assistir a Malhação e TV Fama.

É rir pra não chorar! Uma simples navegada pelo Yahoo! Respostas dá vontade de se atirar pela janela. Isso me inspira a abrir aqui uma seção do tipo "o melhor do Yahoo! Respostas". Mandem suas sugestões nos comentários ou pelo Twitter. E oremos...pois o futuro tende a ser pior.

2 comentários:

André disse...

Concordo totalmente. E o orkut e twitter são outras besteiras. Não encontro nada que preste nesses dois, também.

Unknown disse...

Olá, muito interessante você ter notado o Yahoo respostas por esse lado. Eu costumava acessar todos os dias e responder a perguntas diversas, mas via perguntas muito mais preocupantes lá, sobre relacionamentos, não lembro direito a categoria, mas muita gente falando "Fiz sexo sem camisinha dia tal, agora ta atrasado a tantos dias, será que estou gravida?" ou "será que minha namorada está gravida?" eu fico pensando a idade das pessoas que fazem essas perguntas, e PIOR, de onde vem a ideia de fazer esse tipo de pergunta pra um site?
Oremos!